|
A DNA Flowstation é uma cabine asséptica de trabalho com fluxo de ar vertical filtrado. Ela proporciona o ambiente ideal para a preparação de PCR, manipulação de amostras biológicas, manuseio de DNA/ RNA e realização de ensaios que necessitam de ambiente livre de micro-organismos e contaminantes.
Traduzir os atributos principais da Loccus para uma cabine asséptica que se destacasse no mercado e superasse os produtos atuais. Fácil identificação, tecnologia, usabilidade otimizada e Design foram os pilares desse projeto.
A Loccus por ser uma empresa Brasileira e o mercado de Biotecnologia não dar grande fluxo de venda, inviabiliza processos produtivos com alto investimento inicial e grandes tiragens. Por isso a Loccus utiliza a tecnologia PMPT (Planar Modular Production Technology), desenvolvida por engenheiros alemães, em Munique, adaptada à técnica de corte, dobragem e colagem de chapas planas de termoplástico, não sendo necessário o uso de moldes ou ferramentas especiais.
O Design do produto, tinha como parâmetro não só representar valores da empresa, mas também a percepção de tecnologia intrínseca no equipamento, assim traduzindo toda a excelência do produto.
Com o conceito High-Tech, a DNA Flowstation teve um desafio de design interessante. Com a parte inferior toda transparente, o peso visual fica todo na parte superior do produto. Devido as restrições técnicas, esse setor do equipamento tem uma porção de aproximadamente 1/3 da altura do equipamento. O desafio era fazer essa parte ter maior leveza e um design diferenciado que se destacasse no mercado. Assim foi criado ‘’janelas’’ para dar leveza e feedback visual do Ventilador e Luz UV em funcionamento.
A DNA Flowstation foi desenvolvida em conjunto com engenheiros altamente capacitados, com objetivo de ter o melhor desempenho na purificação e fluxo de ar. Sempre preocupados em otimizar a produção, montagem, assistências técnica, manutenção e usabilidade do produto.
Estrutura em aço inox e policarbonato transparente de alto impacto com tratamento especial, que além de proteger os usuários da luz UV, evita o amarelamento com o tempo e possíveis rachaduras. Base e fundo reflexivos para reflexão da radiação UV por todo interior da cabine. Estrutura resistente a produtos químicos.
O ar entra pela parte superior da cabine através de um pré-filtro (descartável) que impede a entrada de partículas grandes.
Após o pré-filtro, o ar passa por uma luz UV e em seguida pelo filtro HEPA para proporcionar um fluxo de ar totalmente livre de contaminantes na área de trabalho.
A velocidade de fluxo de ar garante que haja um número suficiente de trocas dentro da cabine para eliminar a contaminação cruzada e manter um ambiente de trabalho limpo.
O ar purificado atravessa a área de trabalho até a superfície em direção vertical em um fluxo baixo de ar, saindo pela área de trabalho na parte frontal (abesta) da cabine.
Após muita pesquisa, wireframes, prototipação e testes de usabilidade (UX Design). Chegou-se em uma interface com muitos recursos importantes ao Usuário, alto grau de usabilidade e um design visual (UI Design) que integra com o produto.
Com a Interface, todos os controles e funções da cabine são digitais, microprocessados, programados em diplay colorido touchscreen. Permite o acionamento de iluminação, esterilização UV e circulação de ar, com diversos recursos integrados: