Leandro Russo – Designer de Produtos

Mergulhando no Yacht Design

Design de Produto

Uma Breve História

O termo “catamarã” é usado para descrever uma embarcação com dois cascos, impulsionada por vela ou motor.

Com origens na Polinésia, os navegadores europeus ficaram surpresos com a grande velocidade dos catamarãs quando chegaram à região por mar.

Os catamarãs modernos são conhecidos por sua segurança, estabilidade, conforto e por não adernarem durante a navegação.

catamaran polinesio

O mercado de

Catamarans

O número de catamarãs está crescendo mais rapidamente do que o de monocascos, especialmente para aluguel, devido ao maior espaço e conforto que oferecem. No entanto, o preço de um catamarã habitável é significativamente maior do que o de um monocasco de tamanho equivalente, o que faz com que não seja a escolha da maioria dos cruzeiristas.

Catamaran - MyCat 30 Lateral - Sketch Digital

Os brasileiros ainda não são grandes consumidores de multicascos. Acredita-se que isso se deva, em parte, a motivos financeiros, mas também ao design mais moderno e esportivo dos monocascos em comparação com os multicascos. Com essa premissa, o objetivo do projeto foi desenvolver um catamarã com design mais moderno e esportivo.

Design e Estilo

Linhas contínuas e alongadas foram usadas para proporcionar uma aparência moderna ao catamarã. Por exemplo, as janelas laterais e da cabine foram projetadas sem divisões, criando uma superfície de vidro contínua.

Vincos e chanfros foram adicionados para conferir musculatura e agressividade às superfícies, sem comprometer a sofisticação que se espera de um produto de luxo, como os iates.

Catamaran - MyCat 30 Lateral
Catamaran - MyCat 30 Superior
Catamaran - MyCat 30 Traseira

Hidrodinâmica e Aerodinâmica Harmonizadas

Considerando que o conforto dos passageiros é fundamental, o catamarã MyCat foi projetado para navegar em regime de deslocamento. Assim, a forma hidrodinâmica dos cascos foi desenvolvida levando em consideração esse regime, com formas mais arredondadas para absorver os impactos das ondas.

Um chanfro estético e funcional foi adicionado à obra morta para aumentar a resistência do costado.

A área vélica foi determinada com base em benchmarking de barcos de dimensões semelhantes, levando em consideração a posição das velas e do mastro em relação ao Centro de Esforço Vélico (CEV) e ao Centro Lateral de Resistência (CLR).

Todos os cálculos de espessura de casco, convés, cabine, anteparas e reforços foram realizados de acordo com as normas mundiais vigentes.

Roda de Leme

Foi desenvolvido um projeto de roda de leme personalizada, com uma estética moderna e acabamento em couro, proporcionando um toque clássico. Versátil, essa roda de leme pode ser aplicada em iates modernos e clássicos.

Roda de Leme Leatr Design - sketch digital
Roda de Leme Leatr Design