O termo “catamarã” é usado para descrever uma embarcação com dois cascos, impulsionada por vela ou motor.
Com origens na Polinésia, os navegadores europeus ficaram surpresos com a grande velocidade dos catamarãs quando chegaram à região por mar.
Os catamarãs modernos são conhecidos por sua segurança, estabilidade, conforto e por não adernarem durante a navegação.
O mercado de
Catamarans
O número de catamarãs está crescendo mais rapidamente do que o de monocascos, especialmente para aluguel, devido ao maior espaço e conforto que oferecem. No entanto, o preço de um catamarã habitável é significativamente maior do que o de um monocasco de tamanho equivalente, o que faz com que não seja a escolha da maioria dos cruzeiristas.
Os brasileiros ainda não são grandes consumidores de multicascos. Acredita-se que isso se deva, em parte, a motivos financeiros, mas também ao design mais moderno e esportivo dos monocascos em comparação com os multicascos. Com essa premissa, o objetivo do projeto foi desenvolver um catamarã com design mais moderno e esportivo.
Design e Estilo
Linhas contínuas e alongadas foram usadas para proporcionar uma aparência moderna ao catamarã. Por exemplo, as janelas laterais e da cabine foram projetadas sem divisões, criando uma superfície de vidro contínua.
Vincos e chanfros foram adicionados para conferir musculatura e agressividade às superfícies, sem comprometer a sofisticação que se espera de um produto de luxo, como os iates.
Hidrodinâmica e Aerodinâmica Harmonizadas
Considerando que o conforto dos passageiros é fundamental, o catamarã MyCat foi projetado para navegar em regime de deslocamento. Assim, a forma hidrodinâmica dos cascos foi desenvolvida levando em consideração esse regime, com formas mais arredondadas para absorver os impactos das ondas.
Um chanfro estético e funcional foi adicionado à obra morta para aumentar a resistência do costado.
A área vélica foi determinada com base em benchmarking de barcos de dimensões semelhantes, levando em consideração a posição das velas e do mastro em relação ao Centro de Esforço Vélico (CEV) e ao Centro Lateral de Resistência (CLR).
Todos os cálculos de espessura de casco, convés, cabine, anteparas e reforços foram realizados de acordo com as normas mundiais vigentes.
Roda de Leme
Foi desenvolvido um projeto de roda de leme personalizada, com uma estética moderna e acabamento em couro, proporcionando um toque clássico. Versátil, essa roda de leme pode ser aplicada em iates modernos e clássicos.